segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Conclusões

Este trabalho mostrou que o setor terciário tem contribuído para o aumento de postos de trabalhos formais e aumentado sua participação na composição do PIB municipal, representando, assim, um vetor de desenvolvimento local e indutor do dinamismo econômico, promovendo efeitos multiplicadores. Os resultados desse estudo sugerem algumas observações relevantes sobre as características do desenvolvimento endógeno presentes no município.
O processo de desenvolvimento endógeno em Vitória da Conquista é visto pelo aumento de investimentos públicos e privados, aprimorando as atividades econômicas na região e estabelecendo uma interação entre os agentes econômicos e as potencialidades locais. Assim, tem ocasionado externalidades positivas, como melhoria nos serviços de educação, saúde, aumento do emprego e ampliação contínua do excedente econômico, propiciando um cenário de crescimento econômico. Nesta perspectiva, o município se consolidou como importante centro urbano exportador de serviços ao criar um ciclo virtuoso, promovendo, paulatinamente, a oferta de serviços superiores e de conhecimento (saúde e educação).
Por outro lado, o estudo realizado analisou apenas os empregos formais, embora o município possua uma grande variedade de atividades informais e tradicionais (intensivas em mão-de-obra). Neste sentido, a potencialidade e participação do setor terciário na economia local podem apresentar uma dimensão superior à que foi mostrada.
Outro questionamento é que nas atividades primárias, secundárias e no comércio, a maior parte dos empregos formais gerados é composta por trabalhadores com baixo nível de instrução. Já alguns segmentos das atividades de serviços e administração pública concentram maior percentual de trabalhados com maior escolaridade e, consequentemente com maior remuneração.
No tocante às IES, constatou-se que são pertencentes aos Circuitos Superiores da Economia Urbana por serem propulsoras de conhecimento e também por possuírem estrutura tecnológica e organizacional avançadas, deste modo, gera desenvolvimento econômico. Assim, pelo exposto, percebe-se que Vitória da Conquista está seguindo uma tendência global do processo de terciarização econômica.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!
Muito instrutivas as publicações neste blog, notadamente as que evidenciam a pujança da cidade de Vitóri da Conquista.

Anônimo disse...

BEM INTERESSANTE ESTE ESTUDO QUE MOSTRA A POTENCIALIDADE DA ECONOMIA CONQUISTENSE PRINCIPALMENTE DEVIDO À FORÇA DO SETOR DE SERVIÇOS NA CIDADE.