segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Setor terciário: eixo dinâmico da economia conquistense?

De acordo com dados do Ministério do Trabalho (2007), o setor terciário é o que mais tem absorvido trabalhadores com carteria assinada, tanto em atividades pertencentes ao Circuito Superior – como IES, instituições bancárias, hospitais, clínicas, dentre outros – como atividades pertencentes ao Circuito Inferior – como vendedores ambulantes, Mercado de Artesanato, comércio varejista, salões de beleza, lanchonetes, dentre outros. O gráfico abaixo demonstra que houve uma evolução do emprego formal no município com uma variação positiva de 50,43% entre 2000 e 2006.

De fato, em 2006, o setor terciário detinha o maior percentual de empregos formais no município, com a administração pública contribuindo com 19,30%, o comércio com 28,11% e os serviços com 30,24%, totalizando 77,65% de todos os empregos formais de Vitória da Conquista. Neste mesmo ano, o setor primário participava com apenas 3,01% dos empregos formais gerados, enquanto o setor secundário contava com 19,34% dessas ocupações. De modo geral, em Vitória da Conquista, as principais fontes de geração de empregos formais referem-se às atividades do setor terciário.


Em Vitória da Conquista, de acordo com o visto até agora, estaria acontecendo o que Bell (1973) chama de “fenômeno da reestruturação no sistema ocupacional” através do fluxo intersetorial, ou seja, há uma constante mudança de uma sociedade industrial para pós-industrial, com a economia passando a estar cada vez mais ancorada nos serviços.


De acordo os dados da SEI, evidencia-se a importância do setor de serviços na economia do município a partir da sua maior representatividade, o que confirma a hipótese de que há uma evolução crescente dessas atividades prestadas – como saúde, transporte, educação, financeiro, comércio varejista e atacadista –, que contribuem para a geração de empregos diretos e indiretos. Evidentemente, isso fortalece ainda mais a dinâmica da economia local.
Em 2004, com a antiga metodologia para o cálculo do PIB, Vitória da Conquista ocupava a 12ª posição em relação à participação do PIB estadual. Com a nova metodologia aplicada aos cálculos do PIB, o setor de serviços está sendo avaliado de forma mais adequada, o que proporcionou uma maior participação deste setor nas economias, ocasionando alterações no ranking dos municípios da Bahia. Nesta perspectiva, como Vitória da Conquista apresenta grande participação do setor de serviços na economia local – conforme gráfico abaixo (IBGE, 2008) –, passou para a sexta colocação em relação ao PIB, comparando com outras cidades do Estado.



Outra constatação importante é a da evolução do PIB per capita municipal. De acordo com o IBGE (2008), houve um salto considerável neste indicador para o município de Vitória da Conquista. A renda média anual da cidade apresentou um crescimento de 62,88% no período observado, e boa parte deste acréscimo se deveu à maior dinâmica do setor terciário.


Já na observação do número de estabelecimentos, a tabela abaixo mostra que o setor terciário possui o maior número de estabelecimentos apresentando, em 2006, 75,32% do total de empresas.


Os dados estatísticos demonstram o perfil do município sobre a movimentação ocupacional estabelecendo uma comparação entre as atividades que mais admitem e as que mais dispensam mão-de-obra. Observa-se que o setor primário participa com 10,3% do total das admissões com carteira assinada e 11,6% do total das demissões no ano observado; já o setor secundário apresenta 30,8% do total das admissões e 29% do total das demissões; em contrapartida, o comércio admitiu 35% e demitiu 34,7%; os serviços admitiram 23,9% e demitiram 24,6% e a administração pública admitiu 0,03% e demitiu 0,03%. Sendo assim, as atividades terciárias admitiram, em 2007, 59% do total dos empregos formais e 59,4% do total das demissões. Logo, constata-se uma ampla rotatividade (turnover) nas atividades terciárias como comércio e serviços, apesar de apresentarem saldo positivo no ano analisado, aumentando assim o número de emprego.


2 comentários:

Anônimo disse...

no bairro urbis 6 esta preisando de saneamnto basico esgoto asfalto e ninguem faz nd so faz promessa van poxa eu gotaria q essas promessas fossem compridas

Anônimo disse...

por favor prefeitura de vitoria da conquista faça isso pelo populaçao da sua cidade pelo povo da urbis 6